Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O RISCO DA BANALIZAÇÃO DOS PROTESTOS

Acredito que corremos um sério risco da banalização dos protestos. Com a onda de manifestações se espalhando há algumas semanas em todo o Brasil, cada vez mais e mais bandeiras aparecem reivindicando algo que se acredita ser de direito. Porém aí está o perigo! Se nos deixarmos levar pela onda, sem pensar e refletir antes, poderemos alcançar os objetivos esperados, mas os resultados podem ser diferentes do que imaginávamos.
Alguém se lembra das chamadas ações populistas do Estado? São aquelas em que o Estado atende os chamados clamores do povo apenas para ganhar a simpatia dele e consequentemente seus votos mas cujos resultados futuros podem ser catastróficos. Portanto se o governo aceitar todas as reivindicações das ruas sem uma análise e um debate, há um grande risco de regredirmos politico, sócio e economicamente!
Outra questão é que não somos detentores da verdade. Nem sempre aquilo que acreditamos ser o melhor para nós realmente é! Precisamos ter muito cuidado e principalmente pesquisar muito antes de seguir uma bandeira, uma onda viral ou sermos levados pelo efeito manada da empolgação. Todas as bandeiras são muito atraentes e fazem sentido porque são lógicas e, por este motivo, parecem ser corretas. No entanto um aprofundamento das questões é extremamente necessário para depois de atingido os objetivos não se arrepender.
Questão também muito importante que não podemos esquecer é que somos seres humanos e como tal possuímos instintos animais. Um deles é o instinto de sobrevivência! Instintivamente agimos para nos proteger e ao nosso grupo. Sem percebemos tendenciamos reinvindicações para nos favorecer. Não que isto seja errado, longe de mim ir contra natureza humana, mas nem sempre reinvindicações de um grupo de pessoas é o melhor para a sociedade inteira. Neste caso uma autocrítica e o entendimento do bem estar coletivo como benefício próprio se fazem importantes.

Que fique bem claro que não sou contra as manifestações! Acho que temos que aproveitar o momento para refletir, debater e assim dar sustentação as manifestações. Demos um passo importante na Democracia ao ir para as ruas manifestar, demonstrando que podemos e devemos participar mais ativamente da vida política. Agora só nos falta exercermos esta cidadania de forma consciente, pesquisando, debatendo, dialogando e principalmente pensando!

Nenhum comentário: