Translate

domingo, 7 de julho de 2013

GERRA MUNDIAL Z



Elenco: Brad Pitt, Mireille Enos, Daniella Kertesz, James Badge Dale, Matthew Fox.
Direção: Marc Forster
Gênero: Ficção científica , Ação , Fantasia
Distribuidora: Paramount Pictures
Orçamento: US$ 110 milhões
Estreia: 28 de Junho de 2013

Sinopse: A história gira em torno do funcionário da ONU Gerry Lane (Pitt) que atravessa o mundo numa corrida contra o tempo para impedir uma pandemia que está desafiando exércitos e governos e ameaçando dizimar a humanidade inteira.

Este filme recomendaria para aqueles que gostam de thrillers de Zumbis e não ligam muito para o conteúdo da história e para os que gostam de filmes que deixam o espectador tenso, preso a poltrona, olhos vidrados, coração acelerado e... sustos repentinos (com direito a pulos da cadeira)!!  Eu sou um cara que, por exemplo, gosta muito de filmes bem elaborados e com boas histórias, no entanto, estou numa fase em que filmes e séries de  TVs sobre zumbis tem me atraído, portanto paguei para ver... e paguei caro!! rsrs
Você tem duas opções para assistir a este filme, a primeira é gastar uma boa grana em nome das sensações que ele pode te causar e cinemas de alta definição de som e imagem podem ajudar muito nesta tarefa. Sério! Fiquei tenso praticamente o filme inteiro e acho que dei uns três pulos da cadeira, devido aos sustos proporcionados pelo ambiente audiovisual. Só por este motivo, acredito que valeu a pena, foi um bom entretenimento. A segunda opção é ver em casa mesmo, da maneira mais barata possível! Melhor esperar passar na tv a cabo (ou nos canais abertos)  que pagar para ver numa sala comum de cinema.

(SPOILER – não leia o restante do artigo se você não assistiu ao filme).

Agora, comentando um pouco sobre o filme: totalmente clichê e hollywoodiano! É a típica história do pai de família americano que, apesar de ser “o cara”, abdicou dos serviços de espionagem e/ou militares de seu país para se dedicar a sua família. Então, quando tudo parecia perfeito, uma catástrofe acontece e precisam dele para salvar o mundo. Ele aceita a missão, mas o faz pela sua família!!
A catástrofe em questão é um vírus que se espalha rapidamente pelo mundo e transforma as pessoas em zumbis. A partir deste ponto é um típico filme de zumbi, ou seja, pessoas tentando se salvar de mortos vivos, lutando para sobreviver na histeria da população sem controle, aonde os valores dos seres humanos são testados ao extremo e o nosso pior lado se aflora. No entanto, este filme não explora bem estas questões, senão com certeza minha crítica seria outra.
Superficialmente ele descreve estes zumbis, como toda história do gênero, como seres que são atraídos por barulhos e que, só são eliminados, quando atingidos na cabeça. A diferença (aparentemente) dos zumbis da Guerra Mundial Z é que eles são rápidos, aliás, bem rápidos na locomoção, e são capazes de executar “super pulos” para atacar suas vítimas...
Mas, a despeito dos Zumbis, a história não se aprofunda nos personagens e suas personalidades, nem em seus dilemas.
Além disso, nem crie a expectativa que, no fim, irão esclarecer como surgiu o vírus. Isto não tem explicação e nunca terá. Afinal de contas a explicação provavelmente seria muito simplista, visto que, algo mais técnico, iria imputar ao enredo uma veracidade que não existe. Mesmo porque, o filme em diversos pontos importantes não tem explicação  - o personagem do Brad Pitt, por exemplo, sofreu  algum tipo de trauma nos serviços que prestou pela ONU, e isso não é revelado em nenhum momento e não afeta o personagem durante a história – quem dirá ter a pretensão de explicar a origem dos zumbis.
No fim, descobrimos que Brad Pitt realmente é “o cara”: sobrevive a uma queda de avião causada por um buraco aberto por uma granada que ele mesmo jogou e que suga todo mundo - zumbis e pessoas- para fora do avião, e arrisca sua vida, não pela cura do vírus em si, mas pela esperança de combater os zumbis e, claro, poder rever sua família, sã e salva!
Portanto, Guerra Mundia Z não tem história elaborada ou fundos morais como “Eu sou a Lenda”, nem a ação que esperam, por exemplo, os fãs de “Residente Evil”. Mas pelo ambiente de tensão criado durante quase todo o filme e pelos sustos que levei, garantidos pelo cinema de alta definição, minha nota de 1 a 10 é 5.

Para maiores informações sobre o filme: http://www.guerramundialz.com.br/

Nenhum comentário: